Durante o painel “RH estratégico: fortalecendo a cultura corporativa, as carreiras e os negócios em ambientes multiculturais”, mediado por Michael Siemeintcoski, com insights de Jacqueline Ferrarezi, head de Relacionamento Corporativo do LinkedIn, e Mariana Reis, especialista em carreiras, profissionais presentes no IEL Convida RH foram provocados a repensar suas estratégias.
Em um cenário marcado por mudanças tecnológicas, diversidade de gerações e novas formas de trabalho, o RH precisa ser estratégico, digital e inclusivo, segundo Michael.
Confira os principais aprendizados do painel.
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Jacqueline Ferrarezi trouxe números impressionantes do mercado de trabalho, a partir de dados do LinkedIn. São 41 mil habilidades mapeadas pela plataforma e uma crescente demanda por novas competências.
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Mariana Reis destacou a importância de entender as gerações sem colocá-las em “quadrados” fixos. O Brasil, com sua diversidade cultural e social, apresenta contextos que impactam diretamente o comportamento dos profissionais, especialmente da Geração Z.
“O RH nunca precisou tanto da área de comunicação como hoje. Não basta fazer, tem que comunicar” — Mariana Reis.
Além disso, Mariana trouxe uma provocação sobre o futuro das carreiras. A tendência é de profissionais com “carreiras de portfólio”, ou seja, pessoas com mais de um emprego ou atuação simultânea em áreas diferentes. Isso exige do RH uma adaptação para novos formatos de trabalho e uma compreensão mais ampla das expectativas dos talentos.
Jacqueline reforçou a importância de comunicar o valor da empresa de forma clara e atraente, especialmente em um mercado com múltiplas gerações convivendo lado a lado.
A comunicação é a habilidade mais requisitada no LinkedIn, e isso não é à toa: saber comunicar a cultura e os valores da organização é essencial para engajar os talentos.