Estimular a inovação e o desempenho de projetos inovadores, executados pelas empresas, estudantes e instituições de ensino, durante o programa de estágio. Este é o objetivo da 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio, realizado pelo Sistema Fiep, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Paraná.
A premiação da Etapa Regional (Paraná) aconteceu nesta terça-feira, 27, com troféus e certificados para as melhores práticas em instituições de ensino e empresas. A inovação não precisa ser uma grande transformação, mas o importante é causar impacto positivo, podendo ser somente uma mudança de processo, por exemplo.
Na categoria Educação inovadora, o Centro Universitário Cidade Verde, de Maringá, levou o prêmio. Para o reitor, José Carlos Barbieri, o programa de estágio é muito importante para que os acadêmicos sejam inseridos nas empresas, entendendo normas, regras e responsabilidades. “É por meio do estágio que se consegue aliar os saberes teóricos e práticos. É preciso que os nossos acadêmicos estejam no mundo do trabalho, para aplicar os seus conhecimentos e trazer soluções criativas e inovadoras”, comenta.
O título de Empresa inovadora foi para a empresa Furukawa Electric LatAm, por inovar em diversas frentes e com vários projetos. A representante da empresa, Priscila Freire, conta que o programa de estágio da empresa possibilitou o desenvolvimento de vários projetos. “Além do supervisor de estágio, temos padrinhos e madrinhas que auxiliam no desenvolvimento de um projeto final de estágio, identificando uma melhoria ou inovação no departamento em que atua.”
Já o título de Projetos inovadores teve vencedores nas categorias “Empresa de médio porte” e “Empresa de grande porte” e são premiados todos os que atuam no projeto: estagiário, supervisor e empresa. Os campeões foram os projetos “Sistema para detecção de vazamento de água”, do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (médio porte), e “Power Over Ethernet – Diretrizes para aplicações seguras e confiáveis”, da empresa Furukawa Electric LatAm.
Para Diego Siedel Bertoline, estagiário vencedor na categoria Projeto inovador com o Instituto Lactec, os pontos mais importantes do estágio são conhecer os problemas reais das empresas e ter a oportunidade de propor novas soluções. “Receber o prêmio foi fantástico. Estou trabalhando neste projeto desde o início do ano, então é muito gratificante ser reconhecido”, afirma.
Vencedor na categoria Projeto inovador com a empresa Furukawa Electric LatAm, o estagiário Luis Otávio Ribeiro comenta que, no programa de estágio, desenvolveu uma boa bagagem que possibilitou ganhar o Prêmio IEL de Estágio. “O estágio abriu as portas do mercado de trabalho, da empresa e até mesmo das tecnologias do futuro. É importante estar imerso na cultura da empresa, entender o lugar que você está e se desenvolver a partir dos próprios interesses e os interesses da empresa”, indica.
Os projetos vencedores em 1° lugar de cada categoria na Etapa Regional estão habilitados para participar da Etapa Nacional da competição, que tem divulgação do resultado e premiação previstas para o dia 26 de outubro.
Confira a lista de vencedores da Etapa Regional:
EDUCAÇÃO INOVADORA
Centro Universitário Cidade Verde
EMPRESA INOVADORA
Furukawa Electric LatAm
PROJETOS INOVADORES (Empresas de médio porte)
1º lugar |
Sistema para detecção de vazamento de água, do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento Estagiário: Diego Siedel Bertoline Supervisor: Lourival Lippmann Júnior Representante: Luiz Fernando Vianna |
2º lugar |
Automatização do sistema de monitoramento e controle de consumo de água, da empresa Brose do Brasil Ltda. Estagiário: João Felipe Ribeiro da Silveira Supervisor: Leandro Koga Representante: Suelen Azevedo |
3º lugar |
Digitalização do processo de gerenciamento de testes, da empresa Brose do Brasil Ltda. Estagiário: Eduardo da Silva Júlio Supervisor: Fabio Sanson Lhle Representante: Suelen Azevedo |
PROJETOS INOVADORES (Empresas de grande porte)
1º lugar |
Power Over Ethernet – Diretrizes para aplicações seguras e confiáveis, da empresa Furukawa Electric LatAm Estagiário: Luis Otávio Ribeiro Supervisora: Talita Aguiar Coelho Representante: Fabianne Vanessa Henriques |
2º lugar |
Drenagem Urbana em BIM, da empresa TPF Engenharia Ltda. Estagiária: Mahara Sphair Supervisora: Tays Maria Rosado de Souza Bovet Representante: Paulo de Souza Gonçalves Junior |