Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.






Confeccionando Talentos é a nova iniciativa do Sistema Fiep, por meio do IEL Paraná, que une forças com o Senai, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale) e o Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés do município. O projeto foi oficialmente lançado em 25 de março, com um evento que reuniu empresários, profissionais de RH e lideranças da indústria na região.
Com o objetivo de impulsionar a empregabilidade de jovens e fortalecer a competitividade da indústria local, o projeto oferece oportunidades de estágios remunerados e não obrigatórios para estudantes do ensino médio, técnico e superior. A formação dos participantes será dividida entre conteúdos técnicos, oferecidos pelo Senai, e comportamentais e profissionais, desenvolvidos pelo IEL.
“Aqui, é o início de um projeto que será levado para todas as regiões do estado. O objetivo é inserir os jovens no mercado de trabalho, desenvolver suas habilidades e fazer com que esses talentos permaneçam na indústria”, destacou o superintendente do IEL Paraná, Alessandro de Castro.
Segundo Elizabete Ardigo, presidente do Sivale e diretora da Fiep, o diferencial do programa está na imersão dos estudantes na realidade industrial desde cedo. “A ideia é começar a inserir esses alunos no mercado, para que eles vejam a realidade de uma indústria, sejam inseridos aos poucos, entendam quais são as responsabilidades e tenham uma perspectiva profissional no futuro.”
Além das entidades organizadoras, o projeto conta com o apoio de universidades e outras instituições de ensino, promovendo um ecossistema de formação contínua, inovação e retenção de talentos.
As indústrias interessadas em receber estagiários pelo programa já podem se cadastrar aqui: 👉 Confeccionando Talentos