Como você está se preparando e preparando a sua empresa para o mercado de trabalho? O Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta mudanças significativas no mundo do trabalho para os próximos cinco anos.
O maior obstáculo, segundo 63% dos empregadores, é a lacuna de habilidades, reflexo das transformações em tendências mundiais. Essas mudanças, como tecnologia, economia, demografia e a transição verde, devem gerar 170 milhões de novos empregos e a extinção de outros 92 milhões.
Funções relacionadas a cuidados e educação devem ter o maior salto até 2030. Além disso, os avanços em inteligência artificial (IA) e energia renovável devem provocar um aumento na demanda de muitas funções de tecnologia ou de especialistas e o declínio de outras, como a de designers gráficos.
Nesse sentido, estima-se que 59% da força de trabalho global precise de requalificação ou aprimoramento das habilidades até 2030. Caso não recebam formação adequada, 120 milhões de trabalhadores podem ficar desempregados por causa do impacto da automação nas empresas.
Mas, afinal, quais são as competências mais requisitadas nesse novo cenário? O relatório identificou as 10 habilidades que terão maior crescimento até 2030:
Essas competências combinam conhecimentos tecnológicos com habilidades humanas, refletindo a crescente integração entre inovação e relações interpessoais no mercado de trabalho.
As mudanças tecnológicas, demográficas, econômicas e geopolíticas estão criando novos desafios e oportunidades para o mercado de trabalho. Para se adaptar, empresas e governos precisam investir em estratégias de força de trabalho que priorizem a equidade, a inclusão e a resiliência, garantindo que os trabalhadores estejam preparados para prosperar em um mundo em constante transformação.
A automação traz riscos significativos, especialmente para trabalhadores em funções repetitivas. Além disso, a desigualdade entre regiões e setores pode aumentar, exigindo ações coordenadas entre governos e empresas. Para diminuir esse impacto nas empresas, o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 aponta que quase metade dos empregadores espera transferir funcionários das funções expostas à substituição por IA para outras áreas da empresa.
O envelhecimento da população em países de alta renda está impulsionando a demanda por profissionais de saúde, enquanto regiões de baixa renda com populações jovens estão vendo crescimento em áreas como educação e treinamento. Essas tendências exigem estratégias focadas em gestão de talentos, ensino e mentoria para preencher as lacunas de habilidades.
O aumento do custo de vida e a inflação estão transformando os modelos de negócios, com metade dos empregadores esperando que essas pressões impactem suas operações. O crescimento econômico mais lento e as tensões geopolíticas também estão aumentando a demanda por habilidades como resiliência, agilidade e criatividade.
Restrições comerciais e mudanças nas políticas industriais estão levando empresas a adotar estratégias de offshoring e reshoring. Essas pressões também estão aumentando a demanda por habilidades em segurança cibernética, à medida que as empresas buscam proteger suas operações em um ambiente global instável.
O futuro do trabalho não está apenas nas máquinas, mas na capacidade humana de aprender, se adaptar e liderar. Conte com o IEL Paraná no desenvolvimento de talentos!