O papel do RH nas empresas familiares vai além de atrair e reter talentos. Ele é essencial para identificar e desenvolver os futuros líderes que garantirão a continuidade do negócio.
Carlos Magno Andrioli Bittencourt, economista e consultor, reforça a importância do RH em processos sucessórios bem estruturados: “Empresas que se comprometem com sucessão e governança são aquelas que se mantêm no mercado, mesmo em ambientes competitivos. Empresas como Votorantim e WEG são exemplos de como a governança cuidadosa e a preparação de líderes garantem a longevidade.”
No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, mas apenas 30% chegam à terceira geração, segundo dados do Banco Mundial. Para evitar que sua empresa faça parte da estatística negativa, o RH precisa ser o agente que identifica e capacita os futuros sucessores.
O Programa de Sucessão e Governança, desenvolvido pelo IEL Paraná em parceria com a Falconi, é a oportunidade para que profissionais de RH adquiram ferramentas que facilitarão a criação de planos de sucessão eficazes.
Seja o elo entre o presente e o futuro da sua empresa! Inscreva-se agora e garanta a continuidade do legado empresarial com um programa completo de governança.