Empresas familiares representam 90% dos negócios no Brasil, segundo o IBGE, e são responsáveis por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, um levantamento do Banco Mundial revela um dado alarmante: apenas 30% dessas empresas chegam à terceira geração e menos da metade sobrevive a esse ciclo.
Para Carlos Magno Andrioli Bittencourt, economista e consultor, o caminho para garantir a longevidade dessas empresas está diretamente ligado à implementação de boas práticas de governança e ao planejamento sucessório. “Tivemos exemplos de grandes empresas que desapareceram por não terem uma sucessão estruturada, como Mesbla, Prosdócimo e Banco Bamerindus. Em contrapartida, empresas como Gerdau, Votorantim e WEG se destacam por serem centenárias e globais, fruto de uma governança bem conduzida”, explica.
A Academia de Líderes do IEL Paraná oferece o Programa de Sucessão e Governança, que visa preparar empresários e sucessores para perpetuar o legado familiar e garantir que suas empresas se mantenham no mercado por gerações. Com 64 horas de formação, o curso desenvolvido em parceria com a Falconi é uma oportunidade única para fortalecer a governança e a gestão nas empresas familiares.
Garanta a continuidade da sua empresa! Inscreva-se agora e prepare seus sucessores com as melhores práticas de governança corporativa.