• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Projeto inovador na indústria alimentícia avança para etapa nacional

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PRÊMIO IEL DE TALENTOS08/10/2024

Projeto inovador na indústria alimentícia avança para etapa nacional

Inovação é descobrir a solução para um problema da maneira mais inesperada possível - afirma finalista da etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2024

O Prêmio IEL de Talentos 2024, etapa regional do Paraná, reconheceu projetos que estão transformando a indústria por meio da inovação. Entre os vencedores está Luis Otávio Miranda Peixoto, bolsista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Mondelez do Brasil, que conquistou 1º lugar na categoria Projeto Inovador e 2º lugar na categoria Artigo Inovador. Seu trabalho com a aplicação da tecnologia microNIR em misturas de pós representa um avanço significativo no controle de qualidade e otimização de processos industriais.

clique para ampliarclique para ampliarLuis Otávio Miranda Peixoto ganhou dois prêmios na etapa regional (Foto: Inove)

Luis Otávio agora se prepara para representar o Paraná na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos, no dia 6 de novembro, em Fortaleza (CE), levando seu projeto para competir com os melhores do Brasil.

O foco principal do projeto desenvolvido por Luis Otávio e sua equipe na Mondelez foi a análise da metodologia de aplicação da tecnologia microNIR em misturas de pós, uma técnica de espectroscopia de infravermelho próximo que permite medir parâmetros intrínsecos à mistura sem a necessidade de interromper o processo produtivo.

Dentre os parâmetros analisados, a homogeneidade das misturas de pós foi um dos mais relevantes, e a criação de uma métrica específica para medir essa homogeneidade foi uma das contribuições do projeto. “O artigo que escrevi trata dessa métrica que desenvolvemos, que foi uma parte do projeto maior, focado em otimizar a medição de parâmetros fundamentais, como a homogeneidade”, explica Luis Otávio.

A utilização dessa tecnologia de ponta faz com que o trabalho de Luis Otávio seja um exemplo prático de inovação aplicada à indústria alimentícia. “A espectroscopia NIR nos ajuda a entender o que está acontecendo dentro da mistura, sem precisar abrir o misturador”, explica. O resultado é uma maior eficiência nos processos produtivos e um avanço tecnológico significativo para a empresa. “Inovação é descobrir a solução para um problema da maneira mais inesperada possível.”

 

Um caminho de inspiração e reconhecimento

A jornada de Luis Otávio até o Prêmio IEL de Talentos foi inspirada por seu tutor, que também havia sido premiado em edições anteriores. Agora, ao conquistar o 1º lugar na categoria Projeto Inovador, ele se prepara para representar o Paraná na etapa nacional do prêmio. “Ver meu tutor ser premiado me motivou a buscar o reconhecimento. Agora, me sinto honrado em poder levar o nome do Paraná para a etapa nacional”, comenta.

Quer transformar sua carreira como Luis Otávio? O IEL Paraná pode te ajudar a desenvolver suas habilidades e a se destacar no setor industrial. Participe da próxima edição do Prêmio IEL de Talentos e seja você também um protagonista da inovação.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria