Na semana passada, conhecemos os vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2024. Na categoria Estagiário Inovador em empresa de médio porte, a vencedora foi Fernanda Alcantara, estagiária na Arteche EDC Equipamentos e Sistemas há 10 meses.
Ela venceu o prêmio com o projeto Monitoramento Inteligente de EPI utilizando Python, desenvolvido durante o estágio na Arteche EDC.
Fernanda conta que a motivação para o projeto surgiu da importância da segurança do trabalho. “A capacidade de automatizar e monitorar o uso de EPIs em tempo real pode reduzir significativamente os acidentes e garantir um ambiente de trabalho mais seguro e controlado. Esta combinação de tecnologia e segurança me despertou o desejo de criar uma solução inovadora e eficaz para um problema crítico”, explica Fernanda, que está no 6º período do curso de Engenharia Elétrica.
O projeto detecta o uso do capacete de segurança por meio de um programa desenvolvido em Python, utilizando uma biblioteca especializada em reconhecimento facial para identificar a presença do equipamento de proteção individual (EPI) nas pessoas. “O programa foi treinado com um banco de dados que contém imagens de pessoas usando e não usando o EPI. Com base nesse treinamento, o programa é capaz de analisar imagens em tempo real e determinar se um trabalhador está ou não utilizando o capacete”, explica Fernanda. Essa informação é repassada ao setor de Segurança do Trabalho.
Para ela, o Prêmio IEL de Talentos representa um reconhecimento significativo do esforço e da inovação envolvidos no desenvolvimento do projeto. “A premiação proporcionou visibilidade e credibilidade ao meu trabalho, possibilitando oportunidades adicionais para colaboração e desenvolvimento em minha área de atuação. Além disso, o prêmio poderá abrir portas para futuras oportunidades de carreira e projetos, reforçando minha motivação para continuar explorando e aplicando soluções tecnológicas para problemas reais.”