Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.






Neste dia 18 de agosto, comemoramos o Dia do Estagiário. A data é dedicada àqueles que são peças fundamentais no mundo profissional, que contribuem com energia e entusiasmo em diversas áreas de atuação. São os jovens talentos, que buscam experiência, aprendizado e crescimento.
Kauane Marchetti começou a trabalhar no IEL Paraná em 2018, como estagiária. “Iniciei na parte administrativa de convênios com instituições de ensino, recrutamento e seleção, emissão de contratos de estágio e, por fim, a área com a qual me identifiquei e sigo carreira, a área financeira”, conta.
Segundo ela, a experiência foi transformadora e fez com que pudesse aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, além de ganhar novas habilidades a partir do aprendizado da rotina profissional. “Sempre fui instigada a desenvolver habilidades de comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe, aumentando minha confiança para enfrentar os desafios do mercado. O estágio foi fundamental para construir meu perfil profissional”, afirma. Em 2020, o contrato de estágio de Kauane encerrou e ela foi efetivada pelo Sistema Fiep. Hoje, é analista administrativa na instituição.
Quem também tem uma história parecida é Samanta de Souza Cezareto. Ela é formada em Administração pela, então, Faculdade da Indústria IEL, onde também fez estágio entre 2014 e 2016. “Eu atuei no Núcleo de Práticas Profissionais (NPP) e fui responsável pelo recolhimento das assinaturas dos contratos de estágios e recebimento de certificados para protocolo das atividades complementares. Foi uma experiência importante para o meu desenvolvimento profissional, principalmente por colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.” Ela também foi efetivada e atualmente faz parte da equipe da Escola de Negócios IEL.
O estágio é apenas o primeiro passo de uma carreira profissional promissora. Sobretudo, é um momento de muito aprendizado. Por isso, é importante reconhecer e valorizar o trabalho dos estagiários, com o suporte, mentoria e encorajamento necessários para que possam desenvolver seus talentos e alcançar todo o seu potencial.
Parabéns a todos os estagiários!