Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.






A Educação 4.0 e as EdTechs já são realidade dentro de algumas salas de aula, mas você sabe o que são essas metodologias e como utilizá-las no processo de ensino e aprendizagem? Os termos surgiram junto com a nova revolução industrial e para proporcionar um momento de compartilhamento de ideias e diálogo sobre as novas formas de ensino na era da indústria 4.0, o projeto Café & Gestão do Sistema Fiep, vai promover o evento A educação 4.0 e as EdTechs emergentes. "O mundo está mudando e a educação também. Os profissionais da área devem estar preparados e atualizados para lidar com uma geração que tem novas formas de pensar e aprender", explica Rafael Cury, gerente do Campus da Indústria do Sistema Fiep.
Para conduzir o evento, o Sistema Fiep convidou José Motta Filho, consultor especialista em metodologias ativas de ensino. "Salas de aula tradicionais, onde os alunos ficam enfileirados na maior parte do tempo, não são mais eficazes. A educação no estilo Learning By Doing, ou seja, aprender fazendo, promove algumas soft skills como por exemplo: empatia, criatividade e a autonomia dos estudantes", explica José Motta Filho.
EdTechs são tecnologias educacionais e metodologias ativas que incentivam a cultura maker, ou seja, estimulam os alunos a produzirem suas pesquisas, produtos e projetos. Estas novas metodologias podem ser aplicadas em toda a jornada de ensino, desde educação infantil, até o ensino superior. "As tecnologias educacionais são um meio para potencializar estratégias e práticas de ensino de vanguarda. Engloba um grande elenco de equipamentos, aplicativos e portais que podem ser usados em processos educacionais. Dentre essas tecnologias podemos citar: realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, drones, gamificação, robótica, impressão 3D e incontáveis aplicativos e ambientes virtuais de aprendizagem", explica o palestrante.
Confira alguns dos assuntos que serão abordados no evento:
José Motta Filho é engenheiro Civil pela Universidades Federal do Paraná, especialista em Gestão
Escolar pela FAE Business School e especialista em Principles of Technology " Cord International " USA. Tem MBA em Gestão
Empresarial " FAE & Baldwin Wallace " USA e é Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University, USA.
Atua como consultor especialista em metodologias ativas de ensino e é Head of EdTech na Beenoculus e Head of Active Learning na Beetools, startups que promovem e utilizam Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Big Data, Gamificação e Adaptative Learning na Educação.
Palestrante: José Motta Filho
Data: 16/04
Horário: 8h45 às 11h
Local: Auditório II " Campus da Indústria | Av. Comendador Franco, 1341
Entrada gratuita e inscrições: https://bit.ly/2YOY94F