Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.






No Paraná, o IEL foi criado em 21 de agosto de 1969 pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Mário de Mari, com intuito de levar o conhecimento acadêmico para dentro das empresas.
Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, quando o Brasil vivia o início do chamado “milagre econômico”, o Instituto Euvaldo Lodi - IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados.
Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, o IEL começou a diversificar suas atividades para reverter a defasagem tecnológica da indústria brasileira. A partir daí, experiências internacionais levaram o Instituto a ser procurado por empresários que buscam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.
O foco nos empreendedores continuou e foi fortalecido desde o final da década de 1990 até hoje, sem deixar de lado o incentivo ao estágio. Foram desenvolvidas parcerias com instituições internacionais para capacitação de dirigentes empresariais e o Programa IEL de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF), que qualifica as cadeias produtivas das grandes e médias empresas.
Um importante marco no redirecionamento do IEL no Paraná foi a implantação do Mapa Estratégico da Indústria e Mapa Estratégico do Sistema Fiep. Os documentos atribuem ao IEL a incumbência de promover o aperfeiçoamento da gestão, desenvolvimento de talentos e estágio, gestão da inovação e a interação entre as empresas e os centros de conhecimento.
Atualmente, o IEL no Paraná promove o desenvolvimento da indústria do Paraná com a oferta de educação executiva. Também desenvolve programas voltados à gestão de talentos na indústria, com foco em estágio e trainee.
Qualifica profissionais para os desafios de gestão e liderança, possibilitando o aumento da competitividade dos setores produtivos. Atua com expertise e metodologias focadas em soluções práticas para as indústrias.
Por meio da Faculdade da Indústria IEL e da Escola de Negócios, oferta cursos de graduação e pós-graduação, além de educação executiva com capacitações nas modalidades de curta duração ou duração mais extensa (aberta e/ou in company).