O estágio é uma das portas de entrada para o mundo do trabalho e muito importante para a formação profissional dos estudantes. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre as funções e sobre como os estagiários são vistos nas empresas. Por isso, o IEL Paraná separou dez mitos e verdades sobre os programas de estágio. Confira!
Nem todos os estagiários são limitados a tarefas simples; muitos têm a oportunidade de trabalhar em projetos desafiadores e significativos que trazem um grande diferencial para sua carreira. Alguns programas de estágio oferecem responsabilidades reais, permitindo que os estagiários assumam projetos importantes. E através do IEL esses projetos são reconhecidos e premiados em um evento que acontece anualmente a nível nacional, por isso se você é um estagiário e tem seu contrato intermediado pelo IEL fique atento.
Essa é uma verdade óbvia. É natural, já que estão aprendendo, mas esses erros muitas vezes são oportunidades de aprendizado e crescimento.
Eles geralmente têm menos experiência profissional e estão em busca de aprendizado prático, por isso o estágio é uma ótima oportunidade para adquirir. Como estão em processo de aprendizado, frequentemente precisam de mais supervisão e direção para desempenhar suas funções, por isso é obrigatório ter um supervisor com a mesma formação ou experiência na área em que o estagiário está atuando.
Muitas empresas incentivam os estagiários a contribuir com ideias e perspectivas, oferecendo um ambiente onde suas opiniões são valorizadas e reconhecidas. As organizações relatam que diversos projetos tiveram início a partir de uma contribuição do estagiário(a).
Em muitos casos, estágios bem-sucedidos podem resultar em ofertas de emprego na mesma empresa. Muitas vezes a única forma de entrar é através de programas de estágio, que se torna uma ótima chance para os jovens em início de carreira e por outro lado as empresas se beneficiam em preparar profissionais alinhados a cultura e que num futuro podem ser contratados.
Especialmente em campos como tecnologia e mídia digital, os estagiários podem ter habilidades atualizadas e úteis para a empresa. Sua familiaridade com novas tendências e tecnologias pode ser valiosa para a empresa se adaptar ao mercado atual.
Embora o maior número de vagas seja para o nível superior, também é possível realizar estágio no ensino médio, técnico e profissional, curso de educação especial e ensino fundamental (anos finais), na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Muitas empresas veem o estágio como uma forma de recrutamento, observando e potencialmente contratando os estagiários mais talentosos após a conclusão do programa.
A experiência durante o estágio pode influenciar as decisões futuras de carreira do estagiário, visto que tem a oportunidade de percorrer diversas áreas da formação.
Embora a maioria dos estagiários sejam estudantes universitários ou recém-formados, há programas de estágio para pessoas de diferentes idades e fases da vida, não existe limite de idade máxima, mas sim um mínimo para iniciar, que é 16 anos.