No Paraná, o IEL foi criado em 21 de agosto de 1969 pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Mário de Mari, com intuito de levar o conhecimento acadêmico para dentro das empresas.
Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, quando o Brasil vivia o início do chamado ?milagre econômico?, o Instituto Euvaldo Lodi - IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados.
Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, o IEL começou a diversificar suas atividades para reverter a defasagem tecnológica da indústria brasileira. A partir daí, experiências internacionais levaram o Instituto a ser procurado por empresários que buscam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.
Atualmente, o IEL promove o desenvolvimento da indústria do Paraná com a oferta de formação executiva e desenvolve programas voltados à gestão de talentos na indústria, com foco em estágio e trainee.
Além disso, por meio de serviços de inovação, atua com expertise e metodologias focadas em soluções práticas que trazem resultado para as indústrias.
Por meio da parceria entre IEL e Senai, as Faculdades da Indústria ofertam cursos de graduação, pós e extensão, qualificando profissionais para os desafios de gestão e liderança, possibilitando o aumento da competitividade dos setores produtivos.