Você já deve ter ouvido falar em startups, não é mesmo? Esses novos negócios, que são
pensados para propor soluções para problemas específicos têm crescido muito no mercado de trabalho.
Para se ter uma ideia, dados da Endeavor Brasil, de fevereiro de 2017, apontam que o Brasil tem cerca de 32 mil scale-ups,
as startups evoluídas. Elas representam menos de 1% do total de empresas do país e, apesar disso, são
responsáveis por quase 50% dos novos empregos gerados.
E você, já pensou em ter uma startup ou conhecer mais sobre esse ramo de negócio?
Separamos
algumas informações importantes sobre o tema após uma conversa com a diretora da StartupBRICS, Charlotte
Burrier, que esteve no
Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep, do qual o IEL faz parte, no último
mês. A instituição é responsável por promover a inovação em países
emergentes. Confira a entrevista:
1. O que é uma startup?
Uma startup é o começo de uma aventura para fazer negócios, com uma ideia que vai solucionar
um problema específico. Às vezes existe o problema e busca-se a solução, outras, existe a solução
e faz-se uma pesquisa para saber se há mercado para absorvê-la.
2. Startup precisa ter relação com tecnologia?
Não é necessária essa relação. Mas é importante, porque estamos no século
21, na era digital, e a maioria das empresas criadas nos últimos anos têm alguma ligação com a
tecnologia. E em algum momento a tecnologia terá que fazer parte da solução porque nos dias atuais, cada
vez mais, haverá um lado tecnológico na vida das pessoas. E isso facilita e permite a eficiência e a produtividade
das empresas.
3. O que é necessário para uma startup ser bem-sucedida?
Basicamente três coisas: a primeira é ter na empresa pessoas com vontade e talento, que não
sejam exatamente do mesmo setor. Porque é preciso que se tenha focos, conhecimentos e ideias diferentes. É necessário
que existam desafios para que as ideias sejam promovidas. Em segundo lugar, é preciso aprender, buscar informações
sobre outros setores e não somente naquele em que se tem a expertise. E finalmente, não acreditar que a curiosidade
não pode ser aprendida. Porque ela pode, sim, surgir da construção de uma competência de criatividade.
4. Como você avalia o cenário de startups no Brasil?
Existem três obstáculos bem específicos: a burocracia, os impostos e a corrupção.
Esses são os aspectos negativos, porque isso não existe, pelo menos dessa forma, nos outros países do
BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Já o lado positivo, é que o
Brasil tem território e mercado enormes, muitas universidades e empresas. E mesmo com tantos problemas, apresenta oportunidades
para o lançamento de soluções e para fazer negócios, que também não existem em outros
lugares. Startups e empreendedores têm em seu favor espaços que ainda não foram ocupados pelas empresas
de fora.
5. Quais são as melhores áreas para uma startup?
O Brasil é do tamanho de um continente, por isso é difícil falar de um setor que tenha maior
demanda. Mas, em São Paulo, por exemplo, pode-se dizer que há maior demanda de startups na área de finanças.
No Brasil, de modo geral, as demandas são maiores nas áreas em que se percebem falhas do governo, que são
Educação e Saúde. Embora essa demanda não seja ainda formal, as soluções que surgirem
nessas áreas, com certeza vão encontrar um grande mercado e ajudar muitas pessoas.
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